Como a Arquitetura Pode Contribuir na Reabilitação de Pacientes?

Você sabia que a Arquitetura pode interferir na recuperação de pacientes internados? 

Intimamente integrada à rotina temporária ou permanente de pacientes internados, a estrutura hospitalar interfere diretamente na reabilitação de seus usuários, podendo favorecê-la significativamente. 

A partir do século XX, os projetos arquitetônicos direcionados a clínicas e hospitais passaram a adquirir padrões menos frios e mais receptivos, prezando princípios como o conforto, o acolhimento e o bem-estar. 

Arquitetura Hospitalar: Uma eficiente aliada 

Quando acolhidos por um espaço humanizado, confortável e estrategicamente planejado para atender às necessidades de seus utilizadores, pacientes de todas as idades apresentam melhoras significativas em quadros de natureza diversa. 

Desenvolvida com o objetivo de oferecer ambientes regulamentados, receptivos e idealizados de modo a tornar estadias clínicas mais agradáveis, a Arquitetura Hospitalar oferece contribuições a diversos setores e aspectos. 

Que instrumentos podem ajudar? 

Minimamente planejada, a construção de centros médicos humanizados pode contar com alguns instrumentos que, quando utilizados da maneira correta, poderão tornar espaços mais confortáveis e acolhedores. Conheça alguns deles: 

  • Uso de vegetação e paisagismo;
  •  Integração entre ambientes externos e internos;
  • Interação artística;
  • Aproveitamento da luz e ventilação naturais;
  • Uso de cores quentes;
  • Construção de fachadas diferenciadas.

Além disso, outros mecanismos são capazes de participar ativamente no desenvolvimento de ambientes acessíveis, salubres, higiênicos e cheios de vida – fatores essenciais a uma boa recuperação. 

Conheça alguns projetos hospitalares! 

Especializado em Arquitetura Hospitalar, o Estúdio A\ Arquitetura conta com empreendimentos hospitalares projetados a partir da união entre sensibilidade e conhecimento técnico. Clique aqui e conheça alguns deles! 

Siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos como este.

Compartilhe nas redes:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
>

Envie-nos seus dados e solicite um orçamento gratuitamente.

Conte com nossos serviços do início ao fim da obra. 📈