Telhado Verde

04 de Julho de 2017, 17:00

Not1

Ações sustentáveis se destacam cada vez mais por disseminar ideias que contribuem para o bem-estar e longevidade da sociedade. Um exemplo são os telhados verdes, projetos de arquitetura verde que utilizam a cobertura de imóveis, ou seja, telhados, laje, para a plantação de vegetação.

Por meio de uma camada impermeável, este projeto traz um pouco da natureza para o cinza costumeiro das grandes metrópoles.
Com pouco referencial e por ser um projeto complexo, o Telhado Verde ainda divide opiniões sobre as vantagens e desvantagens de sua aplicação. Conheça na sequência alguns itens que separamos sobre as características negativas e positivas deste projeto.

VANTAGENS

• Drenagem: A vegetação do Telhado Verde auxilia na drenagem da água da chuva, reduzindo assim a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto.
• Isolamento Acústico e Térmico: A vegetação também é capaz de reduzir ruídos urbanos e diminuir a temperatura do ambiente. Este benefício, além de manter o local mais agradável, ainda economiza energia, pois diminui o uso de climatizadores e ar condicionado.
• Estética: Os locais com Telhado Verde adquirem uma aparência bem mais elegante e requintada.
• Valorização do Imóvel: Os imóveis que recebem o projeto tendem a ser mais valorizados no mercado, devido aos benefícios que ele traz.
• Ação Sustentável: Esta ação contribui para a sociedade, uma vez que leva a vegetação para ambientes urbanos, trazendo inúmeras melhorias para o nosso dia a dia.

DESVANTAGENS

• Manutenção: O Telhado Verde necessita de frequentes manutenções para manter sua estrutura saudável e bonita.
• Alto Investimento Inicial: O projeto inicial pode ter um alto custo.
• Restrições: A vegetação possui diversas restrições quanto à estrutura, temperaturas e outras características ambientais que podem inviabilizar o projeto.
• Sistema Complexo: Um projeto de Telhado Verde é complexo e necessita de mão de obra especializada, pois envolve diversos aspectos de um imóvel.
• Surgimento de Pragas: Caso não receba manutenção, podem surgir pragas urbanas no telhado e seus benefícios tornam-se quase inválidos.

Como vimos, embora haja desvantagens quanto à implantação do Telhado Verde, suas vantagens para o meio ambiente e para sociedade são maiores e mais decisivos. Estas e outras ações contribuem com a população e com o bem estar das próximas gerações. Não são apenas gastos, mas projetos de investimento para o futuro!

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br

COMENTAR

0 Comentário(s)