Ralos Secos

20 de Junho de 2013, 10:17

Tirar mau cheiro do ralo

Como prevenir os odores nos banheiros na hora de construir: atenção ao ralo e ao tubo de ventilação.

As pessoas não costumam dar muita atenção às instalações hidráulicas em uma obra. Que dizer dos ralos que são aqueles pequenos componentes que ligam à tubulação (canos dos banheiros, cozinhas, áreas de serviços) à rede de esgoto? Aí, quando o mau cheiro começa a invadir os ambientes é um transtorno.

Mas, como evitar estes odores?

A escolha do tipo de ralo é muito importante, existem dois tipos no mercado: os ralos sifonados e os ralos secos. O ralo sifonado, é o tipo recomendado, funciona como um sifão de pia, ou seja, tem uma bolsinha onde um pouco de água fica parada evitando que os gases retornem ao ambiente. Neste tipo de ralo, se há odores é porque a água deve ter evaporado. Então, é só completar com um pouco de água e adeus mau cheiro.
Nos ralos secos a água escoa assim que entra nele deixando o caminho livre para os gases do esgoto retornarem pela tubulação poluindo o banheiro. Se você já tiver um ralo seco instalado em um banheiro pronto, e quiser fazer a troca é necessário reformar o banheiro, trocando o encanamento e quebrando o piso para substituição pelo ralo sifonado.
Outra coisa que pode causar mau cheiro é a falta do tubo de ventilação: que é um cano, instalado na vertical, aberto para o exterior e ligado à rede coletora de esgoto que tem como finalidade permitir a saída dos gases de esgoto para atmosfera e permitir a entrada de ar renovado na tubulação.

Fique de Olho, vale à pena investir durante a obra no ralo sifonado e no tubo de ventilação. A casa ficará com aquele cheirinho agradável!

COMENTAR

0 Comentário(s)